Incrível a capacidade de desdém que a indústria do entretenimento exerce sobre a arte, quando esta não supera as expectativas de venda e/ou audiência. O descaso é mais comum do que se imagina e é aplicado em filmes, séries, animes, músicas, teatro etc. Mas aqui, o destaque do absurdo cabe ao que ao que a HBO Max fez, cancelando a mini série em animação adulta “Scavengers Reign” de 2023, que no Brasil ganhou a tradução de “Planeta dos Abutres”. Trata-se de uma ótima série animada de ficção científica que conseguiu a proeza de 100% de aprovação no Rotten Tomatoes e elogios unânimes entre crítica e público.
Criada pelos roteiristas Joseph Bennett (nada a ver com o homônimo quadrinhista paraense reacionário) e Charles Huettner (ambos iniciantes ainda com poucos feitos em seus currículos), com direção de Benjy Brooke, Scavengers Reign acompanha a saga de alguns cosmonautas que acabam perdidos em um planeta estranho e selvagem de exótica fauna e flora, onde a busca por sobrevivência se prende aos poucos recursos tecnológicos da nave caída em contrastes constantes com a exuberante natureza local. A história não traz quase nada de violência e sangue, focando exclusivamente no drama do grupo, que se encontra em situação inusitada, devido aos recursos esgotando-se frente à hostilidade deste mundo encantador e completamente bucólico. Desta forma, apesar de ser dirigida a um público adulto, a obra consegue cativar o telespectador sem recorrer a apelos abusivos, deixando sempre o flerte com a surpresa do desconhecido inesperado a cada minuto da animação numa dinâmica de cinematografia espetacular. O traço é limpo, suave, realista e bem acabado com cores vivas contrastando equilibradamente com as cores neutras e fotografia paradisíaca. Cabe o detalhe de que alguns dubladores convidados são celebridades como Wunmi Mosaku (Loki, His House, Lovecraft Country etc.), Alia Shawkat (The Old Man, Duck Butter, Arrested Development, The Final Girls etc.), a bela Sunita Mani (Glow, Death of a Unicorn, Spirited etc.), Bob Stephenson (The Big Bang Theory, Ultrasound, Lying dentre muito mais). Ápices de criatividade podem-se notar na fisiologia da fauna alienígena, que aumentam a curiosidade plástica na animação.
De forma geral, Scavengers Reign com apenas uma temporada composta por 12 episódios com uma média de 24 minutos cada, já é uma obra prima. Mesmo tendo a produção de uma segunda temporada cancelada inexplicavelmente pela HBO Max, apesar da deixa para continuidade no último episódio, vale assistir a obra que também se encontra na Netflix, Prime Video e Apple TV. Não deixe de conferir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário