Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

terça-feira, 4 de maio de 2021

Renegados Pelo Sistema - Fim de Tudo

O principal objetivo de uma banda punk é transmitir sua mensagem, considerando que esta se empenha mais no primeiro nome do termo “punk rock”. Pois isso é o que fica evidenciado em “Fim de Tudo”, CD de estreia (sem considerar demos lançadas anteriormente) da banda manauense Renegados Pelo Sistema no ano de 2016, destilando ira e revolta subversiva.

O álbum abre com “Defunto Social” que traz em seus arranjos as marcantes notas da universal Marcha Fúnebre de Frédéric Chopin, evidentemente não creditado na ficha técnica. A segunda é “John da Fita” trazendo um riff que dá a impressão de ter sido ouvido em dezenas de bandas parecidas, mas que em nada compromete a levada hard core. Em seguida entra “Ronda Marginal” com a mesma temática das anteriores e que caracteriza o disco como um todo. Na terceira posição tem a faixa “Relação Perigosa” que é um pouco mais trabalhada nos arranjos. “Marginal Kaaos” prova que se a banda tivesse uma produção mais atenciosa, poderia facilmente se equiparar com outras grandes do estilo. Destaque para as guitarras e a presença de dois solos na música, sendo um na introdução. Na sequência “Papa F.D.P” ataca diretamente o poder maior do Vaticano, como já fica evidente no título. Ótima para ser tocada em igreja cristã. A sétima é “Creolina” que novamente transmite a ausência de uma produção mais refinada, principalmente nos vocais. A próxima é “Discórdia Social”, um hard core como o público gosta. Curto, direto e agressivo. Em nona posição está “Ódio Dessa Vida” que oferece uma boa trilha sonora para roda de pogo. A penúltima é a faixa título, perfeita para ilustrar todo o conteúdo do CD. Fechando a bolachinha está “Renegado”, que serve como cartão de visita por trazer referência à banda em seu título e uma letra diferente das demais, pela construção um pouco poética.
Renegados Pelo Sistema não é uma banda maravilhosa e o disco “Fim de Tudo” não é uma pérola do rock underground. A produção é tosca e poderia ser bem melhor nas mãos de um profissional. Contudo, os garotos são determinados, colocaram fotos e letras na arte gráfica interna do álbum, disponibilizaram o disco para download gratuito no Bandcamp e nota-se o esforço deles com seus instrumentos. Porém, cá entre nós, para uma banda que tem como intuito apenas difundir seus ideais punks, eles estão traçando o caminho ideal.
Longa vida aos Renegados Pelo Sistema!


Um comentário:

  1. Renegamos o sistema antes de nos renegarem... pau no cu do sistema.

    Batman

    ResponderExcluir