Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Punk - Anarquia Planetária e a Cena Brasileira.

Poucos livros foram lançados, até o momento, no Brasil abordando o punk como temática. Menos ainda escritos por brasileiros. Dentre estes, “Punk – Anarquia Planetária e a Cena Brasileira” do jornalista e crítico musical Silvio Essinger, merece destaque e recomendação especial por ser um tratado digno e exemplar de um sincero estudo sobre uma das mais controversas tribos urbanas de todos os tempos, em seu contexto social e musical.
Capa da obra de Essinger que merece re edição atualizada
A abordagem é feita num aspecto plenamente jornalístico, pra não dizer acadêmico, mas sem ser técnico suficiente para repelir o leitor leigo ou simpatizante do movimento em si. Ao contrário, a linguagem é acessível e clara a ponto de servir como orientação para iniciantes. A história já é conhecida por todos e os registros facilmente encontrados pra download. Contudo, o diferencial do livro, está no detalhismo e seriedade do autor. A cronologia lógica iniciada no proto punk com bandas como the Stooges, MC5, the Velvet Underground e New York Dolls é inevitável e essencial, mais ainda para a garotada que está se introduzindo no meio; o nascimento da estética assumida com Ramones e Sex Pistols; a cena brasileira (como bem colocada no sub título) e o panorama mundial atualizado (com a época de lançamento do livro, evidente). A apresentação do movimento punk nacional é extremamente minuciosa com as citações de nomes obrigatórios como Lixomania, Joelho de Porco, Restos de Nada, Garotos Podres etc., registro de eventos marcantes, como o lendário festival “Começo do Fim do Mundo”, aforismos de integrantes e até letras de músicas que muito representam atemporalmente o punk rock. Ótimas fotos, discografia selecionada e índice remissivo completam a brochura que se encontra esgotada no estoque da editora. A propósito, este é um bom argumento para que seja pensada uma nova edição. Talvez até mesmo atualizada, visto que o autor ainda está em plena atividade.
Com um texto recheado de dados e informações, “Punk – Anarquia Planetária e a Cena Brasileira” não é apenas um grande livro de Silvio Essinger para a literatura musical do país, mas também um excelente ilustrador do movimento punk como um todo que, assim como qualquer fenômeno musical, sempre necessitará de um detalhado e sério registro jornalístico.
Editora 34, São Paulo, 1999, 224 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário