Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Entrevista com o Especialista K Selvaraja

        Escritor, pesquisador e colecionador especializado em trilhas sonoras de filmes, o professor aposentado K Selvaraja é um malaio que luta para manter seu hobby apaixonado. As dificuldades são enormes e variam de preços exorbitantes nos poucos itens disponíveis até censura austera que vigora no mercado de toda Malásia, fechando assim, o leque para aquisição de seus objetos em foco. Sem muitas perspectivas, este acervo histórico corre o risco de ser vendido, devido estas dificuldades. Acervo histórico, porque já consta no Guiness Book como a maior coleção de trilhas sonoras daquele país. Abaixo o sr. Selva, cedeu gentilmente uma entrevista para o blog Orestes.


Orestes: Desde quando na sua vida você começou a colecionar material relacionado com trilhas sonoras?
Selva: Eu acho que você teria lido o artigo no site Star Online, que apareceu na dia 13.de março de 2015, onde afirmei que comecei a colecionar trilhas sonoras em 1963 com a idade de 17 e tenho feito isso por 50 anos.

Selvaraja apresentando alguns itens de sua apaixonada coleção
O.: Qual é a razão para as trilhas sonoras facinarem-lhe muito mais do que apenas os filmes ou apenas as músicas?
S.: Eu gosto tanto da música e dos filmes, mas eu gosto de clássicos do cinema e épicos liberados a partir dos anos 30 aos anos 60, porque eles são filmes altamente intelectuais e muito educacionais. Eu gosto de filmes que testam o seu juízo intelectual.

O.: Você já sofreu algum tipo de repressão pelo fato do seu país ser muito conservador e a censura ainda muito efetiva com as artes provindas da cultura ocidental?
S.: Eu moro em um país mulçumano, mas sou um Hindu. Todas as formas de entretenimento são fortemente censuradas. Épicos cristãos não são mostrados em nossos cinemas ou TV. Outros filmes proibidos aqui, são obras que contenham terrorismo, tráfico de drogas, sexo explícito etc.
Raridades que constam no Guiness Book como a maior coleção de trilhas sonoras

O.: Qual é o formato de exibição que você gosta de assistir filmes?
S.: Eu gosto do formato Blu-ray, mas é muito caro aqui. Então eu prefiro o DVD, ao mesmo tempo. Havia VHS e VCD filmes, mas agora eles não estão mais no mercado.

O.: Qual é a sua trilha sonora favorita você não pode ficar muito tempo sem ouvir?
S.: O Ben-Hur de 1959 com músicas de Miklos Rozsa. Eu também produzi um livro de 900 páginas sobre Ben-Hur, para comemorar o seu 50º aniversário em 2009, mas somente algumas cópias foram produzidas. É muito caro.

Parte da fantástica coleção que corre o risco de ser vendida
O.: Quem foi para você o melhor diretor de cinema e quem é nos dias de hoje?
S.: Anteriormente eu gostei David Leen que dirigiu Lawrence da Arábia, Ponte do Rio Kwait, Passagem Para Índia, Doutor Jivago. Dentre os atuais diretores que eu gosto, de Ridley Scott que dirigiu Robin Hood, Gladiador, Exodus etc.

O.: Qual é a peça mais rara de sua coleção?
S.: Um cilindro fonográfico de Thomas Edison, de 1899 que tem a música The Ben-Hur Chariot March, composta por Edgar Stillman Kelly para Ben-Hur, que fez sua estreia no começo da Broadway em 1899 e foi tocada continuamente por 20 anos no cilindro US Edison.

O.: Há algum herdeiro de sua coleção ou algum plano de destinação para todo este acervo?
S.: Não! Meus filhos estão todos trabalhando e eles não vão ter tempo para continuar este hobby de colecionar trilhas sonoras. Além disso você deve ter enraizado conhecimento sobre o complexo e caro hobby. Depois de 50 anos neste campo, eu finalmente decidi vender minha coleção inteira, de todos os materiais relacionados para trilhas sonoras, incluindo trilhas sonoras nos vários formatos, livros de música, cartazes, filme tie-in, revistas de música de filmes, entre as várias organizações de música de filme do qual eu era membro por mais de 40 anos. Você também deve saber que eu sou um escritor, pesquisador e tenh escrito artigos e livros para colecionadores no exterior.
Selva ostentando o item de sua coleção do filme que mais lhe agrada

O.: Na sua opinião, qual é o melhor filme já feito no seu país?
S.: O melhor filme em Inglês feito na Malásia foi o ENTRAPMENT 1998 (Sean Connery e Catherine Zeta Jones). O melhor filme local foi PRINCESS OF filmes de GUNUNG LEDANG. Alguns de Jack Chan também foram filmadas aqui.

O.: Deixe seus contatos e uma mensagem para os leitores deste blog.
S.: Você deve se lembrar o fato de que eu tenho uma vida Hindu em um país muçulmano. É preciso mais do que coragem e inteligência para ser um colecionador de trilhas sonoras em um país que não tem lojas de especialidade de trilha sonora ou concertos de música de filme regular, ou programas de trilha sonora nos meios de comunicação e não há nenhuma publicação de trilha sonora disponível neste país. Aqui não há nenhuma associação de músicas de filmes. Não tem sequer uma biblioteca de música de filme em qualquer instituição. Isto é uma verdadeira vergonha. Tudo é muito caro e é importado. Meu nome está no Guiness Book, como eu tendo a maior coleção de trilhas sonoras em Malásia. Minhas coleções também foram mostrados através de canais de TV. Mas eu ainda amo a música do cinema. Meu e-mail: benhurselva@yahoo.co.uk ou benhurselva2003@yahoo.com Telefones: 012.6429460 / 03.62578071.

Nenhum comentário:

Postar um comentário