Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Os Tambores De São Luis

Josué de Sousa Montello foi um escritor, poeta, teatrólogo, romancista, professor e jornalista maranhense nascido em 1917 e falecido em 2006.  Durante sua vida conseguiu ser imortal da Academia Brasileira De Letras, Diretor Da Biblioteca Nacional, Diretor Do Serviço Nacional De Teatro e trabalhou no governo do ex-presidente Juscelino Kubitschek, sobre o qual lhe inspirou o ensaio “O Juscelino Kubitschek De Minhas Recordações”.  Sua bibliografia inclui os impressionantes números de vinte e cinco livros, nove novelas, dez peças teatrais e vinte e um ensaios.  Mas é de sua obra prima que falaremos agora.  “Os Tambores De São Luis”.
Com sua primeira edição lançada no ano de 1975, “Os Tambores De São Luis” é um romance impressionante.  Sua narrativa na terceira pessoa se dá em um anoitecer até o amanhecer do dia seguinte.  Porém, a história narrada é uma jornada épica que conta a vida do personagem Damião, desde a sua infância chegando ao Brasil em navios negreiros com seus devidos pais, até a sua adolescência sofrida com a escravidão e sua fase adulta com a consagração de sua sofrida personalidade afro brasileira.  O livro é uma ficção, mas tem todos os elementos verídicos da história do Estado do Maranhão.  A sociedade aristocrata, as condições sócio políticas, a economia escravista das fazendas com seus coronéis, a expansão católica em paralelo à umbanda.  Está tudo lá.  O ambiente cultural do século XIX expresso no perfil de dezenas de personagens que se cruzam na representação de um episódio do Brasil, sem perder o tom de uma saga em novela.  A composição do texto é de uma tranqüilidade que demonstra facilidade na inspiração, na criação e na escrita, mas com um pouco mais de atenção, percebe-se a erudição no contexto construtivo.  São seiscentas e sessenta e oito páginas, mas de um fluir tão cativante que é difícil o parar sem deixar a curiosidade sobre o que virá a seguir na trama.  Outro grande fator relevante é a psicologia empregada.  A violência é apenas coadjuvante frente ao sofrimento que extrapola o físico e o psique em várias fases da vida do protagonista.
Não apenas um grande romance, mas também uma importantíssima aula apaixonada de literatura com uma história humanista que serve de exemplo no quesito superação.  “Os Tambores De São Luis” vale a procura para aquisição ou leitura via empréstimo.  Não hesite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário