Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

domingo, 3 de abril de 2011

Lobo Solitário

Com conteúdo impressionante de abordagem adulta, “Lobo Solitário” foi uma das melhores coisas, em termos de quadrinhos, já importadas direto do Japão e lançada com muito sucesso não só no Brasil, mas em muitos países do ocidente, com todo merecimento e até aval de Frank Miller, que chegou a fazer introdução de vários exemplares.
Os desenhos de Goseki Kojima são todos em preto e branco e exploram uma fotografia cinematográfica com ótimas panorâmicas e ângulos típicos da sétima arte.  Os roteiros de Kazuo Koike (também autor de Crying Freeman), certamente fundamentaram o peculiar para o sucesso da série.  A criatividade se faz imperar e cada história tem um grande diferencial uma da outra, sendo todas muito bem elaboradas e com excelentes tramas e desfechos.  Apenas dois personagens guiam o mangáItto Ogami era uma samurai que trabalhava para o Shogun (o universo é o Japão medieval) e acusado de crimes que não cometeu, foi condenado a morte e extermínio de sua linhagem.  Isto é, execução de seus herdeiros.  Indignado, Ogami rebela-se e foge com seu filho, um bebê que é levado sempre num carrinho, chamado Daigoro.  Foragido, torna-se um Ronin nômade que passa a sobreviver como assassino de aluguel.
Ação e violência também estão presentes nas páginas que não poupam traços de velocidade e sangue espirrado.  Contudo, o melhor está mesmo na criatividade.  Percebe-se claramente a influência que Sun Tzu e Maquiavel exerceram em Koike para que todas as histórias tivessem essa tão marcante composição calculista.  A saga teve uma versão para seriado de TV preto e branco, sem muito sucesso, mas totalmente fiel aos quadrinhos.
Com um pouco de sorte se encontra alguns exemplares de “Lobo Solitário” em sebos e a venda na Internet.  Não deixe de procurar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário