Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

A Revolução Dos Bichos

Lançado pelo escritor inglês George Orwell (mesmo autor da incrível obra “1984”, também resenhada aqui neste blog) no ano de 1945, “A Revolução Dos Bichos” (título original: “Animal Farm) é uma alusão direta ao Comunismo da extinta União Soviética.  Sendo que nesta sátira, animais quadrúpedes metaforizam os políticos em suas atrocidades de gestões grotescas.
Tudo ocorre o bucólico ambiente de uma fazenda onde os animais, cansados da pesada rotina diária de trabalho escravo, confabulam um golpe para tomar o poder e ditarem suas próprias leis, sem mais serem doutrinados por humanos.  Os porcos Snowball (que representa Trótski) e Napoleon (que representa Stálin) são os criadores do golpe.  Os cães de guarda da fazenda representam os militares com sua força e poder de repressão.  Galinhas, equinos e bovinos representam o restante da grande população, por serem os menos inteligentes e os governados fácil e diretamente pelos dirigentes.  O golpe funciona e começa a se desenrolar um bizarro esquema governamental onde são criadas leis que, a princípio, são do interesse da manutenção do reinado animal, mas com o passar do tempo, sofrem adaptações para melhor satisfazer o interesse dos porcos em seu poder ditatorial.
Esta obra prima literária inspirou Roger Waters que compôs todo o lindo álbum “Animals” do Pink Floyd, lançado no ano de 1977.  Leitura obrigatória para sociólogos, a história pode ser lida rapidamente por se tratar de um escrito relativamente curto.  Por incrível que pareça, já vi o livro sendo usado como apoio para interpretação de textos, numa escola particular de ensino fundamental.
Corrupção e traição progridem dentre os porcos que, cegos em suas ganâncias, extinguem seus escrúpulos e não se diferenciam mais dos crápulas humanos.  Boa indicação de um romance alegórico que leva à reflexão.

Um comentário:

  1. ESTE É UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA OS QUE FAZEM DA LIBERDADE A PRINCIPAL BANDEIRA DE SUAS VIDAS. Leiam e leiam e leiam. Orestes e seguidores deste blog, tenham uma boa semana.

    ResponderExcluir