Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

A Serbian Film

O caro leitor não imagina o quão de terror, que o autor destas palavras lidas agora, já assistiu na vida. Splatter trash, serial killers, monstros, assombrações, zumbis, vampiros etc. A telespectação é tanta no decorrer de anos da cultura pop, que dificilmente alguma película desperte mesmo o medo, sendo que a grande maioria dos filmes ainda tem de recorrer aos sustos. Com "A Serbian Film" a relação de produção e telespectador é de uma sinceridade tão realista que indubitavelmente causa medo e não precisa de monstros, efeitos especiais e sobrenaturais para acontecer. Melhor dizendo: este filme com direção do sérvio Srđan Spasojević, lançado em 2010, tem um roteiro que pode se suceder facilmente na vida real.
Poster do ótimo e polêmico filme que tem roteiro bastante
original
             Srđan Todorovicinterpreta Milošum ator pornô que está começando a decadência em sua carreira por já estar avançando na idade. Começam as discussões com sua esposa por estarem experimentando a crise financeira na família pela primeira vez. Como inesperada solução para isso, um produtor independente apresenta-lhe um convite para um filme de pornô arte totalmente alternativo, obscuro e secreto.Miloš aceita o convite e passa a protagonizar um filme do qual desconhece o roteiro, que é descoberto conforme a direção impõe através de ponto eletrônico. Em ambientes propícios com câmeras-men armados, o ator tem de realizar um personagem sexual que faz tanta perversão que tem o estupro como mínimo de tarefa. Ai desenrola-se uma progressão de fatos jamais imaginados e vividos pelo profissional. Já escutei relato de várias pessoas que sentiram-se muito mal com uma cena em específico. Não entrarei em maiores detalhes justamente pra atiçar a curiosidade de quem ainda não assistiu "A Serbian Film". Spasojević assumiu que teve como meta chocar a platéia. Podem apostar que ele conseguiu. Pessoas menos preparadas psicologicamente, acusam esta obra de 104 minutos de ser apelativa e sensacionalista, mas estamos falando de um filme com roteiro original e forte drama psicológico. Prova disso, são os prêmios noFantasia Festival no Canadá de Menção Especial; Filme Mais Inovativo; Melhor Filme Europeu, Norte Americano ou Sul Americano (Medalha de Ouro) em 2010; Prêmio do Júri noFantasporto em Portugal no ano de 2011 e Melhor Roteiro no Festival Fipresci na Sérvia em 2011.
               Só pela polêmica de ter sido proibido em dezenas de países (no Brasil foi proibido por quase um ano) e ter conseguido o apoio de diversas entidades a favor da exibição e contra a censura, já vale assistir. Toda plasticidade faz jus ao subtítulo "Terror Sem Limites". Contudo, o mais chocante de "A Serbian Film", é saber que nada nos garante que seu enredo já não esteja acontecendo em alguns lugares do mundo. Talvez até bem perto de você com pessoas que, naturalmente, não demonstram nada.

Um comentário:

  1. Desculpem a formatação louca do fundo do texto. Resultado da soma de dois fatores: ausência do Office e conexão ruim.

    ResponderExcluir