Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

sábado, 30 de agosto de 2014

Eu Dormi com Joey Ramone

Dentre todos os livros escritos sobre os Ramones, “Eu Dormi com Joey Ramone” é o que mais se aproxima da histórica irmandade, sem perder fidelidade. O motivo é o mais justificável possível, foi escrito por Mickey Leigh, ninguém menos que o irmão sanguíneo de Jeffry Ross Hyman, vocalista mundialmente conhecido como Joey Ramone. Logicamente que o foco está diretamente em Joey, com os outros Ramones, a história da banda, os sucessos e insucessos e tudo mais do universo ramoníaco girando em torno da narrativa, mas isso é de extrema importância para a compreensão da personalidade, da filosofia e até da abatida fisionomia do Ramone mais carismático e mais querido pelos fãs.
Um outro diferencial deste livro, está na ótima escrita. Leigh já atuava como jornalista e cronista quando se deu o trabalho de começar a labuta do registro. Então percebe-se na leitura, um discorrer profissional, quase lírico, que não perde sua simplicidade. Prova disso, está na humildade de Mickey em convidar Legs McNeil (co autor do divertido e clássico “Mate-me Por Favor) para dividir esta autoria.
Capa do livro muito bem escrito pelo irmão de Joey
Logo na apresentação da infância dos irmãos, vem a tona a problemática de Joey com sua estranha anatomia que viria lhe render bullying na escola, nas ruas, na vizinhança, na adolescência, até a consagração de sua fama. Este certamente foi o fator predominante para o desencadeamento na vida de baixo estima, depressão, abuso de drogas, rejeição amorosa, surtos psicóticos, doença sobre doença e prevalecimento do câncer. Apesar de todos os pontos negativos e que levariam qualquer um a uma vida totalmente errante e sem nenhum tipo de legado digno, desde cedo, também havia o acesso à música e à arte. A mãe, Charlotte Lesher (a quem o livro é dedicado), era curadora de sua própria galeria de arte. O pai, Noel Hyman, sempre foi apreciador de música, e proporcionou aos filhos os primeiros contatos com rádios, vitrolas e instrumentos que levaram os garotos ao incentivo necessário. Futuramente o pai chegaria a gravar uma canção natalina com ambos, mas esta nunca chegou a ser lançada por ser considerada um verdadeiro “mico” familiar. Ao sair da adolescência, vem a amizade com os outros rapazes que viriam a montar os primeiros projetos de banda. Após consagrada a formação inicial dos Ramones, a cooperativa com os conhecidos era óbvia, visto a falta de recursos para financiamentos e remunerações. Com isso, Leigh participou gratuitamente da gravação vocal do hino “Blitzkrieg Bop”. Isto nunca veio a ser reconhecido por Johnny e chegou a ser motivo de processo judicial e um dos fortes pontos de desavenças entre os irmãos Mickey e Joey. Ainda na carência cooperativa, Mickey que já tinha a amizade de Johnny, naturalmente entra para a equipe técnica da banda, trabalha e viaja por anos com o grupo, ajudando nos bastidores, dando idéias nos moldes que caracterizariam o todo e até ajudando Joey em várias de suas composições. Johnny que queria Mickey como um eterno servidor dos Ramones, fazia de tudo pra sabotar qualquer ascensão de Leigh como músico e chegou a pedir que ele esquecesse a demissão declarada. Mesmo após consegui sair da equipe técnica, o drama de ser irmão de Joey Ramone ainda iria acompanhar Mickey por anos e anos lhe trazendo todo tipo de infortúnio indesejado. A descoberta do câncer linfático de Joey foi o início de um suspense que viria a ser tornar um verdadeiro terror com o seu agravamento. As passagens onde as internações são detalhadas, chegam a dar o sentimento de pena pelo sofrimento injusto que o querido enfermo amargou. Os últimos momentos de vida, que fulminaram na morte, chega a ser tão emocionante que provoca lágrimas nos leitores mais sensíveis. Incrível também como uma pessoa tão querida, não teve o carinho de quase ninguém, salvo pelos familiares mais próximos e de uns poucos amigos justamente citados. Vale ressaltar que Mickey fez questão de que este livro fosse publicado no Brasil, devido ao leal carinho dos fãs a Joey.
Mais do que um livro biográfico, “Eu Dormi com Joey Ramone” é de uma fidelidade extraordinariamente detalhada, só como alguém da família e realmente próximo a este ícone pode descrever. Mickey Leigh foi feliz nesta labuta e se hoje goza dos direitos deixados pelo famoso Ramone, é mais do que justo, por todo apoio, amizade e amor que um irmão pode oferecer em sua vida. Tradução de Hilton Lima; Editora Dublinense, Porto Alegre; 2013; 360 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário