Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Ramones Day 2014

               No dia 3 de maio deste ano de 2014, exatamente uma semana antes da lenda Marky Ramone tocar na cidade de Manaus pela primeira vez, sucedeu-se no mesmo município o evento conhecido como Ramones Day. Esta edição de 2014 aconteceu na casa de shows Arte & Fato, bem no centro da cidade e vizinha do emblemático Teatro Amazonas. Apesar da significativa melhora de local, em relação ao ano de 2013, as atrações foram exatamente as mesmas. The Mones fechando a festa, Antiga Roll e Playmobils precedendo com a Let’s Go abrindo a noite (esta última formada por membros das bandas Luneta Mágica e Dpeids).
Let's Go começando a celebração que é o Ramones Day
Sem a pretensão de resenhar todo o evento e apenas no intuito de agradecer a participação deste que vos escreve em todas as quatro bandas que lá tocaram, não há muito a falar que não seja elogios.
A surpresa maior para mim foi em ter tocado com a Let’s Go. Quando eu cheguei no estúdio para ensaiar com a Antiga Roll, uns dias antes do evento, entrei na sala de onde vinha o som. Como sempre chego cedo e nenhum membro da Antiga Roll havia chegado, diferente do que pensei, pois o que se escutava era Ramones sendo ensaiado. Ao abrir a porta, me dei com a Let’s Go. Assim que me viu, Ramon (guitarrista/vocalista) foi logo me convidando:
- Hey, man. Canta uma música aí com a gente. Qual tu quer cantar?
Em família com os queridos Playmobils
Coincidentemente, eles haviam acabado de tocar “Outsider”, terceira faixa do disco Subterraneam Jungle de 1983. Música esta que eu sempre quis tocar. Não deu outra. Aliás, deu sim. “I Don’t Care” do clássico Rocket to Russia. Primeira participação com a Let’s Go, primeiro contato com os garotos e empatia de imediato. Certamente que estes são talentosos e esbanjam qualidade tocando seus devidos instrumentos.
A honra em dividir o palco com Antiga Roll
Com a Playmobils já é algo mais familiar. Os componentes já são “mais chegados” e há uma química genética entre nós. Típica de quem tem Ramones no sangue, não que outros não tenham, mas com os Playmobils há algo a mais pessoal. Com eles foram “Chasing the Night”. “I Don’t Wanna Walk Around With You”, “You Sound Like You’re Sick” (do subestimado Pleasant Dreams) e “Now I Wanna Sniff Some Glue” que teve seu refrâo a capela cantado em português. Sempre um prazer tocar com essa trupe.
Com a Antiga Roll também foi o primeiro contato. Três músicas fizeram o set list com eles, contando também com a participação de Bruno Castro (Let’s Go e Dpeids). “I Wanna Live”, “Take the Pain Away” do album de despedida dos Ramones e “We’re a Happy Family”. Pra mim foi uma honra tocar com esses garotos e fiquei mais feliz ainda quando Diego (vocalista da banda) me disse:
Na segurança pra extravasar com os The Mones
- Pode nos considerar como amigos.
Pra fechar a noite, a participação com a The Mones. Também velhos conhecidos. Comigo o repertório mais bem ensaiado e me deu segurança para extravasar na performance com “I Got a Lot to Say” (que teve vocais divididos com Douglas Mandrake, promoter do evento), “I Wanna Be Well” e a linda “Garden of Serenity”. Esta terceira foi um sonho meu realizado. Sempre disse que não podia morrer enquanto não cantasse essa música. Pois bem, os Mones ensaiaram ela, pra realizar este meu sonho. Motivo de minha eterna gratidão a eles.

Em suma, o local Arte & Fato teve o seu melhor palco já montado até agora, com direito a novo layout, nível elevado em plataforma e decoração especialmente feita pelos amigos da Antiga Roll, por Albenízio da Playmobils e com auxílio de Mandrake e Frank (banda Sentapua). O áudio estava com ótima sonoridade e certamente que estes dois fatores (som e palco) influenciaram muito para subir a qualidade, em relação ao mesmo evento realizado no ano anterior. O clima de confraternização em torno da filosofia ramoníaca e de seus adeptos está perpetuado no nome Ramones Day. Que venha o de 2015.
Dividindo os vocais com o promoter Mandrake em I Got a Lot to Say

4 comentários:

  1. Muito bom! valeu mario pela participacao! quem sabe vc nao cante conosco no proximo ano de ramones day!!! RamonRamones

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Curiosamente esta frase que escreveste foi a cantada pelo Douglas em I Got a Lot to Say.
      Vê se aparece online pra conversarmos, Rafa.

      Excluir