Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Entrevista com Jorge Laborda

Personagem emblemática no underground boêmio da cidade de Manaus, Jorge Laborda é astrólogo, web designer, escritor, artista digital, cyberativista, dentre outras coisas mais. Seu trabalho caracterizado pelo bom humor, criatividade e colagens em cores marcantes, remete diretamente aos mestres da pop arte. Suas crônicas, recheadas de sarcasmo, dizem exatamente o que muitos querem dizer e não podem, por medo ou pura frescura. Enfim, abaixo uma entrevista exclusiva para o blog Orestes, onde este vanguardista carismático demonstra um pouco de seus ácidos ideais.

Orestes: Seu ramo de atuação está na publicidade e arte, dentro de mídias digitais em todas as suas técnicas. Seu trabalho criativo se dá unicamente no formato virtual ou há alguma etapa do processo que é mais tangível?
Jorge Laborda: Mário, trabalho em todas as etapas do processo. Desde a concepção até a execução final. Na literatura, além de escrever os textos, eu mesmo faço os livros usando os softwares necessários. Para distribuição desse produto é que entra a gráfica, mas se for e-book, eu mesmo faço até a distribuição pela rede. Em publicidade também. Faço desde a logomarca ou projeto visual de um produto ou serviço até a placa da frente da padaria se for o caso.

O artista, astrólogo, escritor, designer
e cyberativista Jorge Laborda
O.: Qual sua maior fonte de inspiração?
J. L.: Tudo na vida é copydeskado, tudo já pensando, testado e inventado. O que pode-se fazer, é dar uma nova utilização para uma terceira ou quarta coisa. Não ter medo de misturar conceitos e não se aprisionar em dilemas oriundos do bom gosto é uma boa fonte de inspiração.

O.: Você também atua como webdesigner. Qual seu diferencial, frente aos acadêmicos do ramo que entram no mercado a cada ano?
J.L.: A academia é legal para quem tem saco. Eu nunca encarei, sou autodidata. Leio e aprendo as coisas que me interessam, novas tecnologias de fazer coisas. A academia também pode ser inibidora e viciante, aprisionando a pessoa em processos, formular e métodos. O autodidata tem que aprender com a academia e vice-versa.

O.: O que falta pra Internet na cidade de Manaus ter um sinal digno?
J.L.: Policia! Virou caso de policia e isso passa pelas autoridades que devem ganhar algum para que o serviço não seja devidamente entregue ao consumidor que paga por ele. Assim como tem a máfia da prefeitura que deixa a cidade apodrecer, carros estacionarem em calçadas, mesmo tendo leis que proíbam, tem o serviço de internet em que as empresas do setor vendem um kilo e entregam 100 gramas e vão vendendo mais um kilo para mais um trouxa. Se não tem um kilo, não cobra preço de um kilo e se vendeu tem que entregar. O lance é, que quando trata-se de droga tem policia que entra para tomar a droga e revender. Quando trata-se de serviço de internet, a grana é muito alta e a polícia não sabe como prender porque droga é palpável e dados de internet não são. No caso, é um Estado corrupto que não age porque rola grana solta. O pior é um Ministério Público e todo um Judiciário conivente com isso.

O.: O fato do Legislativo estar sempre atrasado, no tocante às adequações com os avanços tecnológicos, está apenas nas disfunções burocráticas ou há outra problemática como entrave?
J.L.: A corrupção se alimenta da ineficiência da informação. Informação atrapalha o não trabalho. Quando falo corrupção, não falo do político eleito, falo de toda uma cultura da preguiça, de não mudar. Por outro lado, o Estado não pode se achar onipresente em tudo. Existem áreas da existência humana que é entre o cidadão e sua consciência. Quanto a regulamentações, geralmente elas são feitas para beneficiar a casta dominante que os políticos no período histórico representam. Nem sempre regular é bom.

O.: Qual trabalho você tem como sua obra prima?
J.L.: Eu inacabado.

O.: Na sua opinião, o que falta para o Linux ter uma projeção maior ou mais popular?
J.L.: Ser pago. As pessoas ocidentais estão tão viciadas no consumismo que só o que é pago é bom, e só o que for caro é melhor ainda.

O.: Quais suas dicas de proteção contra vírus, hackers, spams e outras mazelas virtuais?
J.L.: Controlar a curiosidade e entender que nada é de graça. Portanto, desconfie de garotas gostosas querendo te dar na cam ou de caras te dando grana na net.

O.: Qual a encomenda de trabalho mais bizarra que você já recebeu?
J.L.: Fazer mapa astral de cachorro.

O.: Deixe seus contatos e um recado para os leitores deste blog.
J.L.: Tenho um site (http://www.canoamultimidia.net/) e também escrevo em um blog, como todo desocupado tem. O meu é o (http://cronicabipolar.blogspot.com.br/) e também meus telefones que são públicos: (92) 3236-5345 / 9346-3998 / 8107-3284. E-mail: jorgelaborda@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário