Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

O Tardio Despertar de Manaus

            Como sempre atrasada, Manaus finalmente “acorda” para as manifestações que tomam toda a nação. Depois das cidades do norte do país, Belém, Macapá, Porto Velho e Rio Branco, finalmente a capital do Amazonas vai às ruas e se junta a dezenas de outras cidades do Brasil que se manifestam publicamente, reivindicando melhorias no transporte público, na saúde, na educação, pelo fim da corrupção e outros temas mais levantados pela multidão.
Manifestação emocionante, mas tardia em Manaus
As características provincianas de Manaus, neste fenômeno histórico do país, não se fizeram notáveis somente no atraso de seu acontecer, mas na própria reunião de organização do fato. Sinceramente, este que vos escreve, não participou desta reunião, mas com amigos participando, a triste realidade foi testemunhada. Partidários do PMDB, do PSTU e do PCdoB, trocaram “farpas” entre si e quase saem na tapa, literalmente, nesta reunião onde ficou clara a intenção de confronto direto com a polícia e promoção oportunista de vandalismo. Comprovando esta afirmação, a inteligência da Polícia Militar já identificou alguns partidários que fomentaram a bagunça depredadora, realizada na sede da Prefeitura da cidade, no término da manifestação.
Contudo, o que fica registrado, é o já percebido neste tipo de ato: em todo grande aglomerado, sempre haverá vândalos e criminosos esperando as oportunidades, para praticarem seus atos inconsequentes. Quanto maior a massa popular, maior a chance disso acontecer e maior o número de delinquentes envolvidos. Pra isso há estatísticas sociológicas que quantificam os dados. Vale lembrar que atos isolados de violência, sempre serão foco das lentes da imprensa, ávida por sensacionalismo e doutrinada para a deturpação da informação por interesses maiores.
Bela imagem de momento histórico na capital do Amazonas
Como remediação ficam as dicas: 1) nunca vá sozinho a uma manifestação popular em massa. Quanto mais conhecidos, familiares, amigos com você, mais seguro você estará; 2) evite ir de carro. Ele pode ser alvo de depredação. Procure transporte público, transporte alternativo ou mesmo ir a pé; 3) não vá de roupas sociais. Se por acaso for preciso correr ou alguma outra movimentação inesperada, roupas esportivas serão mais adequadas. Sapatos de salto são mais propícios para acidentes, nestes casos. Terno e gravata pode causar má impressão e fazer com que você seja confundido com um político ou empresário mal avisado, prováveis alvos de agressões; 4) evite levar objetos cortantes como garrafas de vidro, estiletes, canivetes e afins. Numa revista, você pode ser dado como agitador; 5) fique sempre esperto para o que está acontecendo a seu redor. A qualquer momento algo de ruim pode acontecer por perto. Se você estiver atento, mais fácil você escapará para manter sua integridade física; 6) afaste-se se perceber algo estranho. Uso desenfreado de bebidas, grupos caracterizados como gangues, correria etc. Se ver algo parecido, mantenha distância.

Finalizando, é bom dizer que toda manifestação pública é Direito Constitucional, saudável em seu exercer e dever para a saída do conformismo. A grande maioria é pacífica, deseja melhorias e tem de procurar a prática do amor incondicional, independente de partido político, opção sexual, diferença religiosa, raça etc. Somente com a manifestação é que você pode ser escutado, e já está mais do que evidente que você pode ser atendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário