Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Participação Na 1ª Feira Tecnológica E Científica Do Ensino Fundamental

                O Texto abaixo eu escrevi para o blog dos voluntários do Greenpeace.  Procurei usar uma linguagem bem jovial e nada muito técnico.

Voluntários passando as informações para os estudantes
            Localizada num bairro da periferia da cidade de Manaus, a Escola Municipal Raimundo Botinelli, convidou o Greenpeace para participar da 1ª Feira Tecnológica e Científica do Ensino Fundamental na data do dia 11 de maio. O nosso grupo de voluntários foi lá e participou com toda categoria de quem está no terceiro setor para promover a defesa do meio ambiente de forma pacifista.

A espaçosa quadra poliesportiva coberta estava repleta de stands de várias ONGs e Instituições diversas. Tudo combinado em stands padronizados, mas conseguimos um diferencial com nossa chamativa barraca. Não tinha como não olhar pra estrutura verde composta de lindos banners informativos e de voluntários também esverdeados. Os voluntários presentes: Mário Orestes, Claudia Maria, Rafael Ladislau, Simone Leal, Bruno Leão, Ronaldo Guilherme e Carlos Alberto, quase não tiveram folga com a quantidade de alunos, professores e visitantes presentes constantemente no stand e que se informavam a respeito de aquecimento global, queimadas na Amazônia, dos perigos da energia nuclear e as inúmeras viabilidades das fontes de energias renováveis. Tudo passado de forma didática, esclarecida e bastante divertida. Os prospectos sobre os temas tratados quase se esgotaram, mas satisfizeram a todos no tocante a informação.
A barraca do Greenpeace com presença constante de visitantes
     Com um notebook, o grupo disponibilizou para o público participação na cyberação da petição contra a construção de Angra 3. Muitos estudantes, nunca haviam tido contato nenhum com o Greenpeace. Outros mais, nem sabiam da existência da ONG. O mais gratificante mesmo foi a oportunidade de levar a essas pessoas, não apenas a informação da existência do Greenpeace, mas sim, a conscientização de que temos de tomar um posicionamento a respeito de todas essas questões ambientais que afetam nossas vidas diretamente. Sempre frisando também a importância de uma visão sustentável nos recursos de forma a deixá-los disponíveis para as futuras gerações. Tudo era absorvido pelos atenciosos alunos.
         Em 4 horas de atividade, as expectativas foram superadas. Contatos trocados com professores para outras atividades semelhantes, material quase todo distribuído, algumas participações na petição online e 120 visitas registradas em nosso stand. Sensação de dever cumprido e estímulo renovado para continuarmos levando nossa mensagem verde para aqueles que serão parte do futuro de nosso país. Que venham outras escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário