Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

domingo, 6 de março de 2011

Edgar Allan Poe

Escritor, editor, poeta, contista e romancista, Edgar Allan Poe nasceu filho de um casal de atores, sendo que cedo perdeu os pais e passou a viver adotado por outra família.  Norte Americano viveu somente 40 anos sem saber que seu nome se tornaria um dos maiores marcos da literatura dos Estados Unidos.  Sua morte é envolta de mistérios e até hoje nunca foi muito bem elucidada.
Durante a juventude conseguiu a façanha de ser expulso da Universidade de Virginia, por ser boêmio demais, e da Academia Militar de West Point, por ser subversivo.  Casou escondido com uma prima de apenas 13 anos e quando esta morreu devido a uma tuberculose, Edgar afogou-se no alcoolismo.  Sem contar que também vivia em atrito constante com seu padrasto.  Isto tudo estava sendo refletido diretamente em seus trabalhos que teem muitos elementos do terror e principalmente do suspense.  A psicologia dos seus escritos é de uma densidade tão forte que chega a causar pesadelos nos leitores.  Muitos de seus personagens são psicóticos, sociopatas, doentes ou tornam-se tais praticando algum tipo de crime ou atitude doentia.  Enigmas também estão introduzidos em suas composições instigando a leitura curiosa, mas a onipresença é do teor gótico.  A noite, as sombras, o desconhecido, o sangue, o negro, o luto e o transcendental regem tanto seus contos quanto seus poemas.  Quase todo seu trabalho é narrado na primeira pessoa (com exceção do conto “A Máscara Da Morte Escarlate” que é na terceira pessoa), levando assim uma interação mais apavorante ao leitor.  “Os Crimes Da Rua Morgue”, “O Gato Preto”, “O Escaravelho De Ouro”, “Manuscrito Encontrado Numa Garrafa” e o poema “O Corvo” estão dentre seus feitos mais famosos.
Nome usado como referência para estudo literário, para despertar o senso de detetive e para fomentar a criatividade na escrita, Edgar Allan Poe é uma ótima dica pra quem deseja conhecer mais da boa literatura que nunca estará no horário nobre da televisão.  Seus livros são de fácil acesso e podem ser encontrados em bancas de revistas ou qualquer livraria de esquina.  Vale a pena.

Um comentário:

  1. E já que o blog aqui também trata de música, lembro que este senhor Poe(ta) está lá, retratado na capa do Sargent Pepper dos The Beatles, marco da música contemporânea. Poe é um tipo raro de escritor, que influenciou a todas as formas da arte.

    ResponderExcluir