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quarta-feira, 16 de março de 2011

Como Captar Patrocínio

As dicas a seguir eu fiz para serem usadas por um dos grupos que participo, mas resolvi divulgá-las, visto que podem ser úteis para muitas pessoas.




PASSO A PASSO PARA CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIOS


1°) Das Pessoas Selecionadas Para o Trabalho.
a) Duas pessoas em vez de uma.
- Passam a idéia de um grupo atuando com mais facilidade do que uma só pessoa;
- Um casal geralmente transmite mais credibilidade do que dois indivíduos de um mesmo sexo;
- Vale o ditado: “Uma cabeça pensa melhor que duas”.  As vezes um argumento pensado por um, pode fazer a diferença na conquista do patrocinador e levando-se me conta que o raciocínio é subjetivo, uma dupla concentrada num objetivo é mais eficaz que uma pessoa só;
- Com duas pessoas se tem dobrada a possibilidade de se encontrar um conhecido, um amigo ou um parente no local visitado e isso pode facilitar a concordância entre os envolvidos;
- Uma dupla pode se separar, caso seja preciso, por estratégia ou por imprevistos.
b) O preparo da dupla designada.
- Para captação de recursos é necessário um perfil adequado:
b1) A pessoa não pode ser tímida;
b2) Tem de ser pró ativa;
b3) Não pode ser menor de idade;
b4) Tem de possuir bom vocabulário, saber se expressar e preferencialmente ter nível Superior;
b5) Tem de ter disponibilidade de horário;
b6) Tem de fazer da paciência uma virtude.  Por ventura um “chá de cadeira” de horas pode valer a pena para ser atendido por um grande patrocinador;
b7) Fanhoso ou gago, nem pensar;
b8) Estar gozando de boa saúde também é importante para eficácia;
- Estar bem vestido e com boa aparência física é imprescindível para transmitir credibilidade;
- Portar sempre abundância de material para mostrar e até mesmo deixar de brinde.  Uma pessoa que apresente apenas um projeto e um cartaz de evento, terá menos chances do que uma outra pessoa com o projeto escrito, cartaz, folder, canetas, chaveiros, camisetas, cartão de visita, book com registros de divulgação em jornais, fotos de eventos passados, CDs, DVDs etc.  As vezes o empresário não se convence num primeiro momento, por diversos fatores, mas ao assistir a um DVD deixado junto com um cartão de visita, pode proporcionar um telefonema posterior que salvará o projeto;
- Dominar o assunto e o material é essencial.  Perguntas das mais diversas naturezas irão surgir, então a dupla tem de se preparar estudando bastante o assunto e criar uma lista de perguntas e respostas a ponto de estar apta a prestar esclarecimento sob qualquer aspecto levantado.  Uma sabatina, antes de sair a campo, também é indicada.  Interessante se apurar também as questões legais que favorecem empresas e organizações em abatimentos nos impostos das que contribuem com eventos culturais, de cunho social ou ambiental.  Isto é de muito interesse dos grandes nomes que fomentam a chamada Responsabilidade Social.

2°) Da Metodologia Adotada.
a)                 Contatar conhecidos.
- A indicação de conhecidos ou parentes pode ser um otimizador por já dedicar confiança;
- Por mais que conhecidos ou parentes não tenham contatos com empresários ou organizações prováveis patrocinadoras, poderão sugerir alguns nomes que não foram lembrados para serem inclusos na listagem de trabalho citada a seguir.
b) O trabalho começa antes de sair a campo.
- Criar uma lista de prováveis patrocinadores consultando Guia do Consumidor, Lista Telefônica e Internet, além de algum outro anteriormente indicado;
- Telefonar para o máximo de nomes possíveis na lista e verificar quem procurar, se há um departamento comercial ou qualquer outro setor responsável.  Importante não falar que se procura patrocínio.  A informação passada tem de ser de “parceria comercial” ou “parceria profissional” (dependendo da natureza da organização) de interesse da organização;
- Muitas organizações disponibilizam número telefônico para contatos em suas home pages.  Algumas chegam a dar o número de cada setor.  Um estudo prévio também pode revelar interesses de curto prazo, parcerias desejadas ou outra coisa que possa enriquecer os argumentos na visita.  Portanto é sempre recomendável dar uma lida mínima nas home pages, para se conhecer melhor quem estará sendo abordado e assim ter uma idéia de como seria mais interessante negociar;
- Este primeiro contato não deve ser feito por e-mail.  Algumas empresas demoram dias para responder, outras nem atualizam os sistemas com frequência;
- Com esse contato inicial, pode-se conseguir algumas informações relevantes como horário propício para a visita, nome do profissional a ser contatado, dia da semana específico para isso, agendamento etc.
c) Traçar um plano.
- Após todos os dados anotados, precisa-se desenhar um roteiro para as visitas que tem de obedecer a rota mais racional e compatível com a geografia, com o transporte a ser usado e com datas e horários agendados;
- As anotações do roteiro devem ser levadas na trajetória a fim de evitar falhas;
- Caso haja uma equipe grande no projeto, mais de uma dupla pode ser selecionada para o serviço, formando assim um time de trabalho que terá o plano de visitas divido estrategicamente para cada dupla.

3°) Da Manutenção Do Patrocinador.
a)                 Feedback.
- Convite pessoal deve ser feito a representantes da organização patrocinadora para participação ou acompanhamento da realização do projeto.  Observação: convidados especiais;
- No decorrer do projeto, o patrocinador deve ser informado que seu nome consta como apoio ou como patrocinador, e onde está o destaque informativo;
- Ao término de execução do projeto, registros com o nome do patrocinador (cartazes, camisetas, adesivos, matérias de jornais etc.) devem ser encaminhados com agradecimentos e declarações e desejos de repetência em feitos futuros, mantendo assim um vínculo firmado;
- Comprovar o sucesso do projeto satisfaz o patrocinador que fica com a certeza de que seu nome ficou evidente como parceiro no sucesso e consequentemente foi visto pelo máximo de pessoas possível.  Isto lhe dará motivação para voltar a firmar parceria, talvez até ampliando o percentual de participação;
- Se ao menos uma das pessoas da dupla promover este feedback, mais forte será a credibilidade, visto que surge a figura da amizade e o retorno personalizado.
b) Consulta Para Melhorias.
- Os patrocinadores envolvidos devem ser consultados a respeito da parceira.  No que foi de mais agrado, o que não agradou ou poderia ter sido melhor e se há alguma sugestão proposta;
- Certamente que gerentes, empresários, diretores e administradores conhecem e teem contatos com outros de sua profissão do ramo ou não.  Então, no afã deve-se solicitar indicações de outras parcerias e se possível citar a recomendação na indicação dada.

Observação importante: Todo orçamento de projeto possui uma margem de provisão para imprevistos.  Geralmente esta margem é de 10% do total do orçamento, variando para mais quando há salubridade ou periculosidade, dependendo da natureza do projeto.  Logo, o total do orçamento de patrocínio, também deverá obedecer essa margem de modo a suprir qualquer demanda imprevista.

3 comentários:

  1. Excelente mais uma vez Mário, socializando estas informações tão preciosas numa terra onde esta palavra é quase exorcisada, pelo menos no campo da iniciativa PRIVADA. Os montantes generosos ficam para Boi, Pagode e muska amazonense. O rock e o restante ficam com a parte pobre (seja do estado ou das raras empresas!). O Manauara lançou agora o Teatro, porém é como nas rádios, tem muito "jabá" rolando nas programações. Seu texto é um valioso caminho da pedras para quem precisa deste sistema (e aqui não há excessão, aliás, talvez, digo talvez, o Artista plástico que é filho da Nely Falcão não precise, enquanto a ralé...)

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  2. Gostei da matéria, mas ainda tenho uma dúvida. Estou montando um INFORMATIVO TRIMESTRAL, entretanto, ainda não consegui chegar a uma conclusão de qual melhor maneira de captação pra patrocínio. A princípio pensei em criar uma tabela de CPM, medindo os tamanho do anuncio, mas pretendo chegar a outro modelo de captação.
    Qual a sua opnião sobre isso?
    luiz.flavio.c@uol.com.br
    luizflavioc.blogpot.com

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    Respostas
    1. Já respondido por e-mail.
      Se houver mais dúvidas, basta fazer contato.
      Abraços.

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