Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Manutenção De Algumas Coleções

Cuidado é essencial no tocante a manutenção de coleções.  Como algumas pessoas conseguem manter itens considerados obsoletos e faltam orientações especialistas a respeito, segue abaixo algumas dicas de conservação.


REVISTAS EM QUADRINHOS
Diferente da armazenagem feita pela maioria, devem ser guardadas na posição vertical, exatamente como livros.  Caixas de papelão devem ser cortadas pela metade (ou um pouco acima da metade), para melhor apoio dos itens em seu interior no mais vertical possível.  Atine para que a largura da revista se adapte no melhor encaixe possível.  Aquelas que possuem grampos de ferro (que prendem as páginas), devem ter esses “pequenos problemas” substituídos por grampos de alumínio, evitando assim ferrugem que danifica o papel, com o passar do tempo.  Limpeza se resume em tirar a poeira, no mínimo, duas vezes por semana.

POSTERS
O ideal é enquadrá-los, mas como se trata de um processo caro que pode demandar um certo tempo a ser feito com todos os itens de uma coleção, guarde-os sempre sem dobrá-los.  Até mesmo aqueles que foram vendidos dobrados (como os distribuídos em bancas de revistas), abra-os e armazene abertos e amontoados em pilhas horizontais mesmo.  Pode ser utilizado também um artefato como os descansos de revistas de recepção de consultórios médicos.  Mas devido ao tamanho dos posters, um personalizado precisará ser produzido.  Evite lugares úmidos e raios solares em cima do monte.  A limpeza também se resume em tirar a poeira duas vezes por semana.

DISCOS EM VINIL
Nunca guarde-os na horizontal.  Mantenha-os o mais verticalmente possível.  Isso impede que o produto venha envergar-se.  Conserve os plásticos internos e externos, sendo os internos mantidos com a “boca” pra dentro da capa, evitando que o vinil tenha contato com poeira.  Nunca coloque os dedos na área dos sulcos do vinil.  Esqueça o que dos DJs fazem.  Sempre segure-os pelas bordas e pelo selo central.  Lave-os com água fria (de uma torneira) e sabão neutro, esfregando em movimentos circulares com as pontas dos dedos, fazendo muita espuma, depois enxágüe bastante sem deixar resíduos de sabão.  Nunca use esponjas ou flanelas.  Deixe-os secar naturalmente.  Tanto limpeza quanto armazenagem, longe de luz do sol e umidade.
 
FITAS K7
Guarde sempre dentro das caixinhas que devem ser armazenadas na posição vertical.  Mantenha sempre a fita rebobinada, pois a parte à mostra está sujeita a qualquer tipo de desmagnetização.  O carretel com a fita deve estar sempre na parte de baixo dentro da caixinha.  Mantendo sempre dentro das caixas, a limpeza se resumirá a tirar a poeira de cima das caixas.  Luz solar e umidade, jamais.

FITAS VHS
Basicamente os mesmos cuidados para as fitas K7.  Atente para usar sempre o cabeçote do aparelho (tanto do vídeo cassete quanto do toca fitas) limpo.  A limpeza desses cabeçotes pode ser feita com cotonetes seco ou pano de algodão seco.  Evite álcool e outros produtos químicos.

Com essas dicas básicas, você poderá manter uma boa coleção por décadas.  Uma ótima recomendação também é digitalizar o acervo com o passar do tempo, se possível com compartilhamento para o maior número de pessoas possível.  Deste modo, se você perder um item, terá como fazer uma outra cópia.  Manter uma coleção não é só a exaltação de um fanatismo, mas sim relevar a memória cultural em caráter de catálogo, obtendo assim referência de conhecimento.

Um comentário:

  1. Ótimas dicas, e nisso tudo podemos considerar a umidade o maior dos problemas, o que requer maiores gastos aos colecionadores e aficcionados. A regiões dos trópicos são caracterizadas pelo alto nível de umidade relativa do ar. Por este motivo as coleções mais conservadas destes artigos citados pelo blogueiro estão localizadas em locais de baixa umidade.

    ResponderExcluir