Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Bip Top Batidas

No final dos anos 80 eu comecei a explorar a minha coleção de discos de forma a ganhar dinheiro divulgando o material.  Passei a vender fitas k7 com gravações.  Como sempre tive bons contatos (colecionador conhece colecionador), geralmente eu tinha novidades, piratarias e raridades que dificilmente se encontravam, ainda mais na época em que não tínhamos as facilidades de contatos proporcionadas hoje pela Internet.  Fui indicado a um rapaz que só curtia fitas cassetes.  Rildo trabalhava como responsável na lanchonete da extinta escola “Einsten” (localizada na rua 7 de setembro, centro da cidade de Manaus).  O cara se satisfazia comigo, chegando ao ponto de me encomendar caixas de fitas gravadas, e eu me satisfazia com ele, que pagava tudo a vista e sem pechincha.  Com algum tempo ele me indicou para aparecer em outra lanchonete e bar de um irmão dele.  Era o “Bip Top Batidas” localizado na rua Ramos Ferreira, ao lado do Sheick ClubJonas e Marília formavam o casal que administravam o lugar.  No balcão de atendimento, eles colocavam um aparelho toca fitas, suficiente para sonorizar todo o pequeno interior do local.  Gostavam do bom e velho rock and roll e como não tinham nenhum “fornecedor” de cassetes no estilo, começaram a encomendar algumas de mim.  Elas eram tocadas no aparelho do balcão e chamavam atenção dos transeuntes.  Passei a frequentar o local por causa de minha freguesia com eles e por causa da excelente batida de mangarataia que era feita com muito carinho pelo casal.  Não demorou pro público do rock adotar o lugar como point.  De quinta a sábado o bar passou a lotar.  Em algumas semanas eu aparecia no ponto desde a segunda-feira.  Vários foram os excessos etílicos e alguns nunca sairão de minha memória.  Num desses, cheguei a desmaiar em baixo de uma das máquinas de fliperama do lugar.  Acordei com Marília me cutucando com uma vassoura.
Eles possuíam dois filhos que eram bem crianças na época.  Rafael e Rafaela.  Hoje Rafaela é uma apetitosa espécie fêmea, infelizmente casada.  Rafael já faz faculdade e é um grande amigo junkie.  Com o ambiente familiar e tranqüilo pela própria índole de Joninhas e Marília, conseguiram o carisma do público rockeiro e viraram referência na cidade.  Dorsal Atlântica, Sepultura, Viper e Ratos de Porão foram algumas das bandas que passaram pelo bar pra experimentar a lendária batida de magarataia.  São até citados nos agradecimentos de discos do Dorsal Atlântica e do SepulturaCarlos Lopes (do Dorsal Atlântica, se apaixonou pela bebida).
Depois de alguns anos, o bar mudou de endereço pra rua, perpendicular, Ferreira Pena.  Lá tinham espaço físico pra colocar bandas tocando ao vivo.  Dezenas de bandas locais tocaram no espaço reforçando mais ainda a lenda do bar.
Como tudo que é muito bom não dura, em alguns anos o lugar foi fechado por acaso do destino.  Jonas havia passado no concurso do Banco do Brasil para a pequena cidade de Boca do Acre.  Esgotados pela vida notívaga que desgasta com os mais resistentes donos de bar, juntaram as coisas, pegaram as crianças e se mudaram de vez, deixando órfãos dezenas e dezenas de amantes do rock.
Hoje mantenho contato virtual com o amigo Rafael e de vez em quando, o casal Jonas e Marília voltam à cidade de Manaus curtir umas férias com os grandes e numerosos amigos que eles fizeram, sem querer, com um trabalho que nos proporcionava uma saudável diversão.


9 comentários:

  1. Esta parte memorialística do blog do orestes é muito legal, lembranças voltam mesmo com força, das poucas vezes que estive no local, as recordações são as melhores. Recordar é viver!
    jorge bandeira

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa blog..que tempo bom que nao volta mais,eu chegei em 1989 e agora tenho meus amigo posso dizer uma grande familia que ficou e continua na memoria..valeu Oreste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades de ti. Faça contato quando voltares por aqui.
      Beijos!

      Excluir
  3. Parabéns, mano...
    Queria encomendar umas fitas...
    abs,
    Batman

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, Batman. Agora a reprodução de som se dá apenas por MP3. Ainda tenho um monte de fitas cassetes, mas não tenho mais aparelho pra escutá-las. Escuto os bons, velhos e novos vinis, mas meu aparelho não tem como gravar cassetes.

      Excluir
    2. Sou eu mesmo... Abs, Batman.

      Excluir