Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O Urubu

Numa certa fase do Clube Dos Quadrinheiros De Manaus, o símbolo do grupo (o urubu lendo gibi) ficou muito popular.  Ainda hoje ele é uma boa representatividade dessa malucada.  João Castilho quando criou o símbolo, justificou-o pelo fato de Manaus ser uma cidade com grande número de urubus.  Seja nos bandos que voam em círculos pelos céus, alojados no cume de postes e árvores ou catando seu alimento nas lixeiras, eles estão lá.  Ilustração perfeita de nossas decadências urbanas, quase um parasita da humanidade, transmitem uma poesia única da nobreza de uma animal que não possui predador natural, emana um vôo tranqüilo de planador que pode alcançar grandes altitudes e encontra seu alimento em abundância por ser praticamente onívoro.
O bicho escapou dos limites do círculo do símbolo e chegou a ser explorado em história em quadrinho, folders de evento dos Quadrinheiros, capa de fanzines e outras coisas mais.  Abaixo a reprodução do símbolo oficial e uma versão que fiz para uma filipeta que divulgava o extinto site do grupo.  Em minha versão, coloquei sobrancelhas (ausentes no tradicional) que deram um ar sagaz no protagonista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário