Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Em Nome Da Vida

A história em quadrinhos a seguir era um poema que foi ilustrado por João Castilho e virou essa belíssima HQ publicada no fanzine “Franca Zona” n° 06 (em breve falarei mais sobre esse exemplar do Franca Zona).
João Castilho vale um parágrafo longo.  A imagem frágil de um ancião com cabelos grisalhos compridos e barba também grisalha comprida, esconde uma figura única do underground artístico brasileiro com imenso acúmulo de experiência de vida.  Num dos Encontros de Quadrinheiros, um jovem garoto perguntou quem, entre os demais presentes no salão, eram do Clube.  O garoto ficou abismado em ver citada a figura idosa de nosso enigmático desenhista no meio de tantos outros jovens garotos.  Chegou a insistir no questionamento de que “aquele velhinho” fazia mesmo parte do grupo.  Rimos bastante.  Junkie categórico, Castilho me deu um susto gigantesco num episódio notívago que eu narrarei em uma das séries de crônicas autobiográficas que logo começarei a postar por aqui.  Criador do símbolo do Clube Dos Quadrinheiros de Manaus (o círculo com o urubu lendo gibi).  Reza a lenda que o desenhista freelancer nômade, é na verdade um gnomo que roda o Brasil (e quem sabe, o mundo?) deixando como rastro a sua arte em seu traço peculiar.  Chegou a ser candidato a Prefeito de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo donde se originou esse amigo carismático.  Dávamos gargalhadas quando ele nos mostrava as fotos em preto e branco de sua campanha, onde o mesmo posava de terno e gravata, com barba e cabelos compridos pretos, fazendo posições hilárias frente a prédios públicos.  Deixou-nos muitas saudades e grande interrogação que indaga se ainda vive e se ainda volta por aqui.
Amamos você, Castilho.  Onde quer que esteja.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário