Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

domingo, 16 de julho de 2017

50 Anos a Mil

Devido a seus comentários polêmicos, abordando política, filosofia, cultura ou sociedade, Lobão tem aparecido mais sob os holofotes, do que sua própria música. Isso tem colocado sua arte em segundo plano, trazendo críticas a sua pessoa e esquecendo um tanto a importância deste ícone que, indiscutivelmente, já faz parte da história do rock nacional, sem nos referirmos exlcusivamente aos anos oitenta. Talvez seja por isso que o Lobo quase não fala em política na auto biografia “50 Anos a Mil”, escrito com a parceria de Claudio Tognolli. Afinal, seu legado, já é um registro histórico musical.
Capa da ótima autobiografia de Lobão
O considerável calhamaço já abre com a letra de uma de suas músicas, dedicadas a Ezequiel Neves, Cazuza e Júlio Barroso, e a URL de sua disposição pra download gratuito (infelizmente não mais disponível), emendando com uma hilária ocorrência, na qual o protagonista principal, junto com Júlio Barroso, puxam algumas carreirinhas, em cima do caixão de Cazuza, em seu velório. A infância bem vivida, parece ter continuidade na adolescência que, é regada pelos excessos de uma época marcada por isso. Excessos estes que perduram por muitos capítulos no livro, acompanhando a vida adulta, sem censurar-se em nenhum momento no tema. O estigma explora as prisões, que lhe deram respeito com a marginália, consagrando o hino “Vida Bandida”, bem como, a intimidade criada com favelas e com a velha guarda da Estação Primeira de Mangueira. O acaso explica o seu desfile como percurssionista da Escola no carnaval, e a retribuição, com a participação de da bateria de sambistas completa, em gravação de disco e mesmo no show, em pleno “Rock in Rio”. Relembrar o lendário Vímana e sua passagem pela Blitz, é praticamente obrigatório. Também não poderiam faltar as inspirações e o processo de composição de seus maiores hits, bem como da criação e lançamento de seus discos. Não esquecendo inclusive do sucesso independente da revista “Outra Coisa”. A atuação na MTV Brasil como apresentador, comentarista e entrevistador, também é enfatizada, assim como atuação em alguns filmes e a parceria com dezenas de outros músicos consagrados. A sessão de fotos, no meio do livro, traz imagens raras, saudosistas e eternizadas. Pra encerrar, outra letra descrita também com a URL pra download gratuito da canção (infelizmente não mais disponível).
Depois de ler o relato memorável de inúmeros casos musicais, facilmente constatáveis, com a confirmação de ilustres testemunhas e do registro de discos de sucesso, esquece-se tratar-se de uma figura muito mais lembrada atualmente por suas polêmicas declarações, do que por sua arte musical. De qualquer forma, Lobão acertou com a publicação de sua ótima autobiografia “50 Anos a Mil”, que já tem continuação lançada no ano de 2015.
Editora Nova Fronteira; 2010; 593 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário