Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Mártires

A produção francesa/canadense “Martyrs” (com o título brasileiro “Mártires) é o filme, longa metragem, que prova a infindável fertilidade no eixo extra hollywoodyano. O terror psicológico acabou por tornar-se independente, pelo fato de que nenhuma grande produtora interessou-se em trabalhar no projeto, bem como atrizes de grande destaque. A direção de Pascal Laugier, lançada no ano de 2008, com versão em DVD um ano após, explora muito bem o roteiro diferenciado, mostrando uma trama que, aparentemente, é um trash movie sem sentido, mas revela-se criativo no final inesperado.
A história começa com um estilo de falso documentário (muito abordado pelos filmes contemporâneos de terror), mas logo nos primeiros minutos, muda sua narratologia, centrando-se nas protagonistas principais.
Poster da produção independente de roteiro criativo
e original que abusa na ultra violência
Lucie Jurin é uma garota adolescente encontrada, fugida de um cativeiro torturador, que lhe provocou traumas físicos e psicológicos. Anna Assaoui, não muito mais velha que Lucie, adota a tarefa de ajudar a amiga de infância, no que seria recuperação e vingança, levados a atos extremos. Numa guinada progressiva, Anna passa a ser a vítima dos torturadores, que são membros de uma misteriosa e violenta sociedade secreta. O impressionante está na ultra violência aplicada em mulheres menor de idade, com justificativa científica no enredo, para a barbárie.
Por incrível que possa parecer, uma das maiores dificuldades na produção, estava no ofício das atrizes que, precisavam passar muito tempo chorando em cena. Isso glorifica inquestionavelmente a atuação de Mylène Jampanoï e Morjana Alaoui, que foram brilhantes em seus trabalhos, com uma coragem admirável em aceitarem o desafio.
Já estão em andamento as especulações para uma produção norte americana. Independente do risco que isso pode ter (como vir numa versão decepcionante), levará a obra para um público mais amplo.
Além de ser um filme alternativo polêmico, pela carga de violência e sangue, Mártires vale a pena ser assistido, pelo final surpreendente e por seu roteiro criativo que diferencia-se, dentre a grande maioria de lançamentos no ramo.
Não aconselhável para pessoas fracas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário