Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Recortes Ácidos - O Rock dos Playmobils

Escrito pelo vocalista/baixista da banda, Albenízio Júnior, Recortes Ácidos – O Rock dos Playmobils trata-se de um divertido relato cronológico da, já não tão curta, história deste power trio amazônido, com influências ramoníacas evidentes, que vem conquistando seu espaço pouco a pouco.
Capa do histórico livro de Albenízio Júnior
Com uma linguagem bem popular e um tanto jovial, a cada capítulo, o autor vai traçando um registro dos ensaios, festivais, shows, bares e outros ensejos mais que vão protagonizando o legado do trio. Detalhes de bastidores como organização, divulgação, público e principalmente testemunhos diversos, atraem a atenção do leitor que consegue se imaginar nos episódios como coadjuvante passivo. Mesmo as etapas de mudança de formação amigável, imprevistos desastrosos e de desavenças com terceiros ganham um ar de diversão, o que não foge em nada do espírito das músicas dos Playmobils. Impossível não citar a imensa importância dos irmãos Magnanis (Carol Magnani e Henrique Magnani completam, juntos com Albenízio, o conjunto, respectivamente como guitarrista e baterista) nas composições, letras, arranjos, espírito e unidade do grupo.
A narrativa do livro pode até parecer amadora, em tom de fanzine, mas esta publicação, de 106 páginas, lançada em 2012 pela Editora Controle Gabiru Livros (Juiz de Fora – Minas Gerais) possui grande importância histórica para a música nortista (principalmente o rock manauara) e até mesmo para a literatura local. A justificativa está no fato deste ser o primeiro livro lançado por uma banda de rock da cidade de Manaus, possuir depoimentos de várias pessoas, registro de locais, eventos memoráveis e importantíssimos para o cenário rockeiro amazonense, datas e principalmente fotos antigas que deixam de ser esquecidas em gavetas e passam para as estantes públicas e privadas. Destaque também para ótima qualidade da impressão.
Sem mais delongas, Recortes Ácidos – O Rock dos Playmobils é uma indicação mais do que apropriada para quem estuda, registra, coleciona ou apenas se interessa em ler sobre o rock de Manaus. Procure já adquirir este livro histórico.

Um comentário: