Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

terça-feira, 1 de março de 2011

Orquídea Negra


No ano de 1990 a Editora Globo lançou no Brasil a mini série encadernada “Orquídea Negra”, publicada um pouco antes em três capítulos separados.  Sucesso de vendas da DC Comics, a HQ se tornou uma referência nas artes gráficas por inovar na estética dos quadrinhos e tirar do papel de coadjuvante uma personagem carismática, sensual e ecológica.
Orquídea Negra é uma heroína criada da experiência de fusão da genética humana e de flores, no caso, de orquídeas.  Nesta história em específico, se mostra como nasceu a Orquídea Negra e como ela se tornou uma combatente do crime organizado em Gotham City.  Ainda há aparições de terceiros como Batman, Hera Venenosa e o Monstro do Pântano.  Teoricamente nada de especial, mas há dois detalhes importantes que fizeram o diferencial nesta HQ.  O primeiro é que foi escrito por Neil Gaiman.  Apesar de ser uma história de super heróis, o tratamento é totalmente adulto.  Como sempre Gaiman recheou o texto com referências, até musicais, acrescentou metáforas tanto textuais quanto visuais e não deixou de ser poético no decorrer da trama.  Existencialismo, violência e tristeza fazem a narrativa variar do gótico ao bizarro.
O segundo detalhe é que a arte ficou na responsabilidade do grande Dave McKean.  Desenho, pintura, fotografia e computação gráfica são os elementos fundidos com elegância por este artista, também inglês, que em seguida ficaria famoso ilustrando as capas da maxi série “Sandman”, igualmente escrita por Neil Gaiman.  Neste trabalho McKean é fabuloso.  Sua anatomia encontra a perfeição.  Em alguns quadrinhos é difícil atinar que se trata de algo feito pelas mãos de um artista.  O colorido é uma maravilha à parte.  No uso do preto e branco e nas cores neutras, McKean consegue dar o clima noir transmitindo o sentimentalismo e a poesia do texto.  Nas cores fortes transmite plasticidade digna do expressionismo.  Alguns quadrinhos são verdadeiras obras primas, prontas para impressão em grande escala e enquadramento numa parede de museu.  Como a protagonista principal é de um púrpuro chocante, seu contraste com o verde da vegetação é lindo fazendo quase sentir o perfume de flores na mata molhada.  A sequência na qual Orquídea vem à Amazônia é psicodélica.
Com belíssimo acabamento gráfico, “Orquídea Negra” é obrigatório para quem curte um bom exemplo de histórias em quadrinhos como obra de arte.  Adquira.

5 comentários:

  1. Um espetacular desempenho destes artistas envolvidos neste fabuloso projeto. O blogueiro acertou nos detalhes e esclarecimentos sobre esta obra de arte imperdível!

    ResponderExcluir
  2. Voce sabe onde posso comprar? Ja procurei em varias lojas e nao encontrei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina,
      Creio já ter lhe respondido isso por e-mail uns meses atrás, mas posto aqui pra que não pensem tratar-se de descaso meu.
      Já vi essa obra pra venda no Mercado Livre, no Retrô HQ e no Buscapé. Dê uma procurada também na Saraiva e na Cultura. Cedo ou tarde encontrarás.
      Beijos.

      Excluir
  3. Vc sabe me informar se a edição em capa dura traz aquelas páginas de abertura que as edições importadas têm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas,
      Não posso lhe tirar essa dúvida, porque não conheço a edição de capa dura. Mas te recomendo que faça contato com os sites de livrarias que vendem esta edição. Certamente que eles sanarão sua dúvida, visto que têem interesse em vender.
      Abraços.

      Excluir