Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Grupos De Trabalho Voluntário

Trabalhar com grupos é um teste de auto superação no tocante a paciência, criatividade, tolerância, companheirismo e outras coisas que demandam humanismo de quem se dedica a tal.  Por isso que, mesmo sendo anti social, exerço essa façanha desde a década de 80.  O começo foi com bandas de rock e confesso que já comecei por um dos tipos de grupos mais difíceis de lidar.  Hoje em dia atuo em 4 grupos.  Faço abaixo uma súmula de cada um deles.

CLUBE DOS QUADRINHEIROS DE MANAUS
Reunidos no ano de 1992 no 1° Encontro De Quadrinheiros De Manaus, pessoas de naturezas distintas, mas com afinidade para as histórias em quadrinhos, resolveram formar um Clube.  Nasceu o C.Q.M. que está em atividade até os dias de hoje, contrariamente ao que muitos pensam.  Além de produção de histórias em quadrinhos e fanzines, o grupo já realizou vários eventos como mostra de vídeos, exposições de quadrinhos, de fanzines, de revistas, de quadros, palestras, mesa redonda, oficinas e outras coisas mais.  Realizamos eventos em praças públicas que serviram de inspiração para o projeto do Largo São Sebastião.  Conquistamos alguns prêmios, publicamos em jornais, já tivemos um site oficial, agora estamos com um blog oficial (http://clubedosquadrinheirosdemanaus.blogspot.com/ ), lançamos revistas de publicação com distribuição nacional e publicamos o primeiro comic book do Estado do Amazonas que representou nosso Estado na Bienal Internacional Do Livro.  Mantemos reuniões semanais, estamos produzindo histórias em quadrinhos inéditas e planejando o lançamento de uma revista.  Tudo que vier de novidade será divulgado.


VOLUNTÁRIOS DO GREENPEACE MANAUS
Entrei em março de 2002, já fui Coordenador do grupo e hoje estou dentre os voluntários mais antigos do Brasil (há grupos de voluntários do Greenpeace em 8 Estados do país).  O grupo realiza atividades de comunicação pública levando a filosofia e o trabalho da organização para as ruas.  Também podemos realizar esporadicamente ações diretas, trabalhos de educação ambiental, parcerias com outras ONGs e trabalhos de capacitações ou auxílio em comunidades.  É o grupo que mais me agrega conhecimentos.  Já assisti dezenas de vídeos, dezenas de palestras, algumas viagens interestaduais, muito material pra leitura de cunho científico, dezenas de dinâmicas, inúmeros treinamentos e muita diversão.  Muita diversão mesmo.  Também possui um blog (http://gp-manaus.blogspot.com/) independente do site oficial da organização.


GRUPO AMAZÔNICO UNIÃO NATURISTA (GRAÚNA)
Grupo de naturismo familiar.  Não lembro bem quando entrei, mas se não me engano foi abril de 2007.  Este é o tipo de grupo que ainda sofre muito com preconceito e falta de adeptos.  Até pessoas extremamente liberais, se mostram pudicas quando as convidamos para a prática.  O bem proporcionado pelo naturismo só é compreendido com sua prática.  Não há como descrever um orgasmo com palavras.  Tem de se praticar para se compreender.  Eu já era ambientalista antes de me tornar naturista, mas depois que me despi da indústria têxtil, passei a ver a natureza por um ângulo que jamais havia visto.  Muitos ambientalistas não compreendem e não aceitam que precisam praticar o naturismo pra serem mais ambientalistas.  Contudo, a própria mãe natureza confirma esta minha teoria.  O grupo em si mantém reuniões mensais num belíssimo sítio.  Já realizou um bonito trabalho de exposição fotográfica (um dia divulgarei por aqui se eu conseguir as fotos) e uma igualmente bela performance na abertura desta exposição fotográfica (performance esta já resenhada sucintamente neste blog.  Ver arquivo).  Se mais performances e atividades artísticas forem realizadas, não há dúvidas que mais adeptos ser unirão.  Trata-se de um grupo sério com um austero código de ética e filiado à Federação Brasileira de Naturismo.  Tem um site oficial (http://www.graunaam.com.br/index1.html) e um blog (http://naturismoamazonense.blogspot.com/) .


MOVIMENTO ZEITGEIST
Este foi o mais recente que entrei.  Abril de 2010 eu tive acesso ao primeiro filme documentário.  Foi identificação imediata.  Em agosto do mesmo ano tive contato com o movimento e rapidamente passei a atuar.  Hoje sou Representante Do Norte Do Brasil e Coordenador Do Estado Do Amazonas.  Trata-se de um movimento social popular de cunho filosófico e educacional.  A proposta é abolir a sociedade que conhecemos em troca de um padrão de sustentabilidade baseada em recursos e não na economia.  A idéia pode parecer utópica, mas tem o aval de diversos cientistas de várias áreas de atuação e já há alguns andamentos concretos para implementação dos ideais.  O movimento tem um site oficial no Brasil (http://movimentozeitgeist.com.br/), forte representação nacional e ainda vai dar muito o que falar.

Um comentário:

  1. Valeu pela divulgação do Graúna, do site e do blog, só peço aquela tua santa e maldita paciência no tocante às fotos, pois fiquei cabreiro com o que aconteceu com a nAIA (aquele papo sobre as fotos divulgadas que vc me contou) e tenho receio de ter problemas com os que estão nas fotos e não deram autoriazação de divulgar nehuma delas. mais vou lhe enviar aquelas que considero que não terão problemas, ok? Paciência irmão, assim como eu tenho pela tua ausência, que faz muita falta ao Graúna. Um abraço brother!

    ResponderExcluir