Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Almanaque Do Rock

Lançado no ano de 2010, esse “Almanaque Do Rock” vem pra atestar a sapiência no meio, de um homem que já era reconhecido como grande expoente do rock, décadas atrás.  Kid Vinil sempre escreveu sobre música e publicava registros assim ainda pela Somtres, que vendiam em bancas de revista.  Agora sai sua publicação definitiva.
Desta feita o relato está mais apurado e muito melhor elaborado.  Conforme declaração do próprio Kid, ele foi simplesmente escrevendo automaticamente e não demorou pra fechar o trabalho.  Está tudo relatado em ordem cronológica conforme décadas.  Iniciando toda a história do rock and roll na década de 50 com os velhos medalhões que já é de praxe, passando pelo blues, jazz e gospel, Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee Lewis e muitos outros, até a década 00 com Linkin Park, System Of a Down, Libertines, Franz Ferdinand e outros.  Todas as sub-divisões de estilos com os seus maiores representantes estão presentes.  Alguns são apenas citados, outros teem páginas inteiras.  As citações não se resumem somente aos nomes dos artistas, mas também às principais músicas e aos discos mais significantes.  O mais bacana é que não se trata apenas de um relato com citações.  Existem narrações de histórias curiosas, em muitos casos fazendo valer o subtítulo “Histórias e curiosidades do ritmo que revolucionou a música”.  Cada capítulo, ou década como preferirem, tem um paralelo contando o cenário brasileiro.  Outro atrativo da publicação se dá nas inúmeras fotos de artistas e de capas de discos, muitas utilizadas do acervo pessoal de Kid Vinil.
Um registro que serve tanto para consulta de pesquisa quanto para o deleite dos amantes no gênero, “Almanaque Do Rock” vale cada centavo gasto.
Editora Ediouro.  248 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário