Também conhecido como o “velho safado”, Henry Charles Bukowski foi um dos escritores mais devassos que já existiu. Alemão naturalizado norte americano, faleceu aos 73 anos de idade em Los Angeles, no ano de 1994, devido a uma leucemia. Contista e romancista tem seus escritos, geralmente na primeira pessoa, narrando suas experiências auto biográficas com trabalhos braçais, porres memoráveis e prazeres com prostitutas baratas. Quando o cenário não era um quarto de motel de 5ª categoria, era algum beco escuro ou algum bar underground infestado de marginais, bêbados, drogados, travestis e outros personagens notívagos. O cômico muitas vezes se misturava com o trágico que evidenciava todas as surpresas constantes no submundo etílico e boêmio. O desleixo, a auto destruição insalubre e a sobrevivência decadente estão onipresentes sem censuras, mas com uma construção simples e indiscreta digna de grandes mestres da poesia.

Inspiração para muitos e odiado por tantos outros, Charles Bukowski conseguiu destacar-se dentre os muitos poetas da boemia, devido a seu caradurismo que sempre lhe acarretava em brigas e confusões, e também devido ao seu humor único e auto caricato. De fácil acesso por ter publicações em pocket books, merece atenção e leitura.
O bom e velho Buk, eis o verdadeiro devasso, perto dele os do bar do armando são crianças de jardim de infância, mortas.
ResponderExcluir