Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Charles Bukowski

Também conhecido como o “velho safado”, Henry Charles Bukowski foi um dos escritores mais devassos que já existiu.  Alemão naturalizado norte americano, faleceu aos 73 anos de idade em Los Angeles, no ano de 1994, devido a uma leucemia.  Contista e romancista tem seus escritos, geralmente na primeira pessoa, narrando suas experiências auto biográficas com trabalhos braçais, porres memoráveis e prazeres com prostitutas baratas.  Quando o cenário não era um quarto de motel de 5ª categoria, era algum beco escuro ou algum bar underground infestado de marginais, bêbados, drogados, travestis e outros personagens notívagos.  O cômico muitas vezes se misturava com o trágico que evidenciava todas as surpresas constantes no submundo etílico e boêmio.  O desleixo, a auto destruição insalubre e a sobrevivência decadente estão onipresentes sem censuras, mas com uma construção simples e indiscreta digna de grandes mestres da poesia.
Publicou dezenas de livros, dentre os mais famosos estão “Mulheres”, “Hollywood”, “Pulp” e “Cartas Na Rua”.  Sua personalidade descarada e suas publicações despudoradas inspiraram bandas como Red Hot Chilli Peppers, Anthrax, HIM, Modest Mouse, dentre outras.  Fez vários trabalhos de encomenda para o cinema e teve alguns filmes baseados em seus livros.  O biográfico de maior projeção, certamente foi o ótimo “Barfly” de 1987.  Dirigido e produzido por Barbet Schoreder, estrelado por Mickey Rourke e Faye Dunaway, esta película de 100 minutos tem a aparição do próprio Bukowski como registro.  A produção em si foi um pesadelo para Bukowski que odiava ter de acordar cedo e comparecer pontualmente nos estúdios de gravação, enquanto o ator que lhe interpretava sempre chegava atrasado e com ressaca.
Inspiração para muitos e odiado por tantos outros, Charles Bukowski conseguiu destacar-se dentre os muitos poetas da boemia, devido a seu caradurismo que sempre lhe acarretava em brigas e confusões, e também devido ao seu humor único e auto caricato.  De fácil acesso por ter publicações em pocket books, merece atenção e leitura.

Um comentário:

  1. O bom e velho Buk, eis o verdadeiro devasso, perto dele os do bar do armando são crianças de jardim de infância, mortas.

    ResponderExcluir