Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

sábado, 20 de novembro de 2010

Quadrinhos Autografados

Através dos Encontros De Quadrinheiros realizado pelo Clube Dos Quadrinheiros De Manaus, trouxemos alguns convidados de fora do Estado para participarem com palestras, mesa redonda e afins.  O primeiro grande nome dos quadrinhos nacionais que tive contato, foi o de Gean Danton.  Porém, não tive muita intimidade com ele até pela própria personalidade recatada deste.  Em seguida tivemos o lendário Laerte.  Este sim foi inesquecível.  Tratava-se de um autor que me influenciou, em certa fase de minha vida, com seu humor criativo e seu traço suave.  A simplicidade dele não é compatível com sua fama.  Como na época eu bebia muito e fumava tudo, além de trabalhar como Guarda de Segurança, fui retratado no autógrafo abaixo como tal.  Gostei muito do porre marcante que pegamos juntos.  O mais bacana é que tudo foi pago por ele.


O que mais me proporcionou gargalhadas foi Adão Iturrusgarrai.  Como combinamos no quesito junkie, não havia como não nos darmos bem.  Infelizmente não tenho mais cópia do autógrafo que ele me deu.
Otacílio (o Ota da Mad) é o que mantenho contato e amizade até hoje.  A primeira vinda dele foi no 6° Encontro De Quadrinheiros no ano de 1998.  Onde a fartura de Mary Jane garantia nossa diversão.  Dez anos depois, o professor Tenório Telles (escritor, poeta, membro da Academia Amazonense de Letras) me pediu indicação de um quadrinhista para participar do Flifloresta (Festival Literário Internacional promovido pela Editora e Livraria Valer em conjunto com o Governo do Estado).  Não hesitei em indicar o amigo Ota.  Esta segunda estadia de Ota em Manaus, merece uma postagem à parte devido ao tamanho de aventuras que passei com ele.
O curioso deste (dentre os vários “OTÓgrafos”) que tenho de Ota, é que ele refez os contornos da mulher desenhada.


Em 1999 trouxemos o premiado Lourenço Mutarelli para o 7° Encontro De Quadrinheiros (vejam postagem de resenha sobre este evento em específico aqui mesmo no arquivo do blog).  O autógrafo desta “caricatura viva” foi dado com um desenho do personagem principal de sua graphic novelO Dobro De Cinco”, fazendo menções a um bom “cigarro artesanal” que outrora me foi tão prazeroso.


 
No ano de 2001 foi convidado para o II Salão de Humor e Quadrinhos (realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas) Fernando Gonsáles.  Como eu e Romahs fomos os primeiros colocados no Salão (assim como fomos no I Salão realizado dois anos antes), colamos no cara.  “Trocamos figurinhas” e nos demos muito bem.  O legal de autógrafos dados por quadrinhistas é que eles não só autografam, como também sempre desenham algo, nem que seja um simples rabisco.  Desta forma, acaba-se ganhando um desenho inédito do autor e valorizando mais a obra autografada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário