Auto biografia artística virtual. Registros de eventos, resenhas, desenhos, crônicas, contos, poesia marginal e histórias vividas. Tudo autoral. Quando não, os créditos serão dados.

Qualquer semelhança com a realidade é verdade mesmo.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Antiga Roll - De Jaqueta no Inferno

É indiscutível que os Ramones influenciaram gerações inteiras em qualquer parte do mundo. Mais do que óbvio e inegável, esta afirmação pode ser comprovada sem muito esforço em praticamente todas as cidades. O imprevisível é que isso fluiria mesmo nos confins do interior do Estado do Amazonas. Pois é do município de Maués, localizado na região central da Amazônia, que surgiu a ramoníaca banda Antiga Roll, agora estabilizada (por motivos lógicos) na capital Manaus. Após lançar um CD demo (Nós Amamos Toda Essa Sujeira”, em 2009), no ano de 2012 lançam um debut EP intitulado “De Jaqueta no Inferno”. Ambos disponibilizados para download gratuito no blog do grupo.
A ótima capa do debut de uma banda que ainda promete muito
Com o EP físico em mãos, aperto o play do aparelho e degusto “Landau” que abre o trabalho, com backing vocals, refrão grudento e duração um pouco superior a dois minutos, bem nas características dos quatro novaiorquinos citados como influência acima. A segunda é “Teu LP” que pode sugerir um trocadilho pecaminoso em seus versos, para os mais libidinosos. Em seguida vem a faixa que nomeia o disquinho, e não se diferencia muito do todo, sendo esta com frases um pouquinho machistas, mas nada que comprometa o cativo rocker. A quarta faixa é “Teu Escravo” que perdoa de vez a pitada machista da anterior com sua devoção erótica submissa. Pra fechar a bolachinha com chave de ouro, vem a mais rockeira do disco. “Baby” tem um capricho especial nos arranjos com um naipe de metais. Com uma levada totalmente rockabilly, a música faz justiça em ser a mais longa (2:56 de duração) dentre todas.
A produção está excelente para o padrão de praxe no meio manauara e um destaque evidente vai para a parte gráfica com ótimas ilustrações em capa, contra capa e encarte que tem letras e uma indispensável ficha técnica. Um orgulho é ver apoio local e produção conjunta de pessoas que acreditaram e apostaram nesta sonoridade cosmopolita. O único problema é que, pelo fato de ser um EP, fica aquele torturante gostinho de “quero mais”.
Em suma, “De Jaqueta no Inferno” não é apenas o debut da banda Antiga Roll, mas também o registro concreto de que rock simples, dançante, despojado e de excelente qualidade, também se produz na Zona Franca de Manaus.
Não deixe de adquirir.

Um comentário: